Qual a melhor metodologia de sondagem?

Erro na Linha: #54 :: Undefined variable: post_video
/home2/vfsonda/public_html/themes/tema/artigo.php
Qual a melhor metodologia de sondagem?

Antes de iniciar uma construção, é preciso realizar uma investigação geotécnica. Esse procedimento é normativo e essencial para qualquer edificação, pois os resultados podem interferir na viabilidade do empreendimento. É válido lembrar que existem vários tipos de sondagens de solo, como sondagem a percussão SPT, sondagens mistas, sondagens rotativas e sondagens geofísicas, sendo necessário escolher o modelo certo para uma situação específica.

O processo de sondagem acontece por uma análise do local onde será realizado a obra, por meio de uma amostragem do solo e ensaios específicos de campo. Essa amostragem deve atingir todo o decurso do subsolo ou a profundidade de acréscimo de tensão devido ao peso da construção.

Uma investigação geotécnica deve ser constituída, no mínimo, por sondagens à percussão SPT, visando a determinação da estratigrafia e classificação dos solos, posição do nível d´água e o índice de resistência à penetração NSPT.  A partir desses dados, o construtor saberá qual é a profundidade necessária para as fundações, a tecnologia mais adequada para escavação e as suas respectivas dimensões.

Em outras palavras, a sondagem do solo pode ser considerada como um raio-X do terreno, identificando a tensão que o solo resistirá, ajudando o cliente a escolher o melhor tipo de fundação e a profundidade necessária para o seu terreno suportar o peso da obra.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Mais Acessados

Olá, deixe seu comentário para Porque fazer ensaios de solo?

Enviando Comentário Fechar :/

Olá!

Estamos prontos para atender você.

Atendimento

Atendimento

Comercial

WhatsApp WhatsApp